Conceitos de Radioproteção Aplicados na Medicina
Sobre o conteúdo

Informações Radiológicas: Imagens Médicas

Os avanços nas modalidades radiológicas utilizadas na fase da descoberta do diagnóstico ou nas fases terapêuticas e intervencionistas, atualmente, proporcionaram aos médicos clínicos recursos nunca antes imaginado, que os auxiliam na tomada de decisão. Entretanto, o médico solicitante deve reconhecer: o tipo de informação que cada modalidade proporciona, ou seja, a capacidade destas em detectar doenças e principalmente, os riscos que estão associados na utilização de cada uma delas.

 

Quadro 01 – Equipamento Radiológicos, fontes e radiação emitida.

“A sensibilidade e a especificidade da modalidade radiológica determina se o método é padrão ouro para detecção da doença naquele tecido.
Embora as modalidade radiológicas sejam ferramentas valiosas, as que produzem imagens a partir de fontes de radiação ionizantes, pode representar riscos significativos se não for devidamente controlada”
Profª Dra. Luciana Rodrigues

Figura 01 – Imagens do coração, tomográfica, ecocardiográfica, por ressonância magnética e angiografia.

Cada modalidade possui tecnologias distintas entre si , mesmo que tenha o mesmo tipo de fonte, produzem imagens espectrais com diferentes tons de cinza e, um diversificado arsenal de softwares permitem analises estruturas, funcionais, entre outras. As imagens são adquiridas por profissionais médicos, radiológicos e biomédicos, porém a interpretação e a emissão dos laudos são realizados por médicos radiologistas, cardiologistas, entre outros.

 

 

 

Entrar na conversa
0% Completo