Inovensa realiza mais um evento em prol da Radioproteção

 

Nós, da Inovensa, realizaremos nos dias 11 e 12 de julho de 2024 a Semana da Radioproteção na Medicina. Esse evento online é totalmente gratuito e oferece certificação aos participantes. 

Para participar, basta entrar diretamente no grupo do WhatsApp. Clique aqui para ser direcionado à página de inscrição para obtenção do certificado digital.

Faça Parte Dessa Iniciativa! Juntos, podemos garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Objetivo da Semana da Radioproteção na Medicina

 

Quem poderá participar desse evento?

  • Profissionais da saúde formados (medicina, enfermagem, radiologia, biomedicina, entre outros que possam vir em algum momento de sua vida atuar em setores da radiologia diagnóstica e intervencionista , irão precisa desse conhecimento. 
  • Pacientes e o público em geral que tenha dúvidas, curiosidade e/ ou receios sobre o tema.
  • Empresas de dosimetria, radiometria, equipamentos de proteção individual, equipamentos radiológicos, radionuclídeos, rejeitos radioativos medicina nuclear, unidades hospitalares com segmentos radiológicos, entre outros, independente se privadas ou governamentais. Todos estão convidados a virem participar do evento e se juntar a nós da Inovensa nessa ato em prol da saúde.

Vejam como se comporta a radiação em uma sala de hemodinâmica.

Como Participar?

 Entre no Grupo de WhatsApp:
  • Receba atualizações e conteúdos exclusivos.
  • Envie suas dúvidas ou sugestões:
  • WhatsApp: 11 97029-3482.
 

Entenda a Campanha "Chamada a Ação para Radioproteção na Medicina".

A iniciativa “Chamada à Ação em Radioproteção” da Inovensa é um projeto social que visa promover o conhecimento para melhorarmos a segurança radiológica na medicina em todos os níveis da sociedade. Profissionais médicos, da radiologia, da enfermagem, os demais profissionais de saúde e o público em geral, bem como, hospitais, clínicas, empresas e indústrias que atuam nos seguimentos da radiologia diagnóstica, intervencionista e da radioproteção estão convidados a participar dessa campanha, que tem como principal preocupação aumentar a conscientização sobre os riscos associados à exposição à radiação e as medidas de proteção que podem ser adotadas para mitigar esses riscos.

Na Inovensa, acreditamos que a radioproteção é fundamental para garantir a saúde e a segurança de todos que trabalham com ou são expostos a radiações ionizantes. Nosso objetivo é disseminar conhecimento e práticas seguras de radioproteção, assegurando que todos estejam bem-informados e capacitados para agir de maneira segura e responsável. 

Esta campanha é nossa contribuição para a sociedade, buscando educar e sensibilizar sobre a importância da radioproteção. Através de vídeos informativos, materiais educativos e o engajamento de diversos profissionais e o público, queremos criar uma cultura de segurança radiológica sólida. Acreditamos que, ao promover a radioproteção, estamos protegendo vidas e contribuindo para um ambiente mais seguro para todos. 

Contamos com a participação e o apoio de todos para fazer desta campanha um sucesso, pois a segurança radiológica é uma responsabilidade compartilhada. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir que as melhores práticas de radioproteção sejam adotadas em todas as esferas que lidam com radiações.

Objetivo da campanha “Chamada a Ação em Radioproteção na Medicina 

  • Conscientização sobre Radioproteção: Promover o conhecimento e a educação sobre a importância da radioproteção, aumentando a conscientização sobre os riscos da radiação e as medidas de proteção.
  • Capacitação para Práticas Seguras: Oferecer treinamento e recursos para capacitar profissionais em práticas seguras de radioproteção, aprimorando a segurança radiológica na medicina.

  • Desenvolvimento de Cultura de Segurança Radiológica: Criar e fortalecer uma cultura sólida de segurança radiológica, incentivando a adoção de medidas de proteção eficazes.

  • Mobilização e Engajamento: Engajar e mobilizar profissionais na implementação e adesão a medidas de proteção radiológica, promovendo um ambiente médico mais seguro e consciente.

A radiação pode causar os efeitos estocásticos (cancer, leucemia, entre outros) e os efeitos determinísticos que são as reações teciduais (eritemas, lesões radioinduzidas, entre outros).
Público-Alvo:
  • Profissionais médicos, da radiologia, enfermagem, outros profissionais de saúde.
  • Hospitais, clínicas, empresas e indústrias do segmento radiológico.
Nossa Crença:
  • A radioproteção é fundamental para a saúde e segurança de todos expostos a radiações ionizantes.
  • Disseminar conhecimento e práticas seguras de radioproteção.
Participação e apoio:
  • Segurança radiológica como responsabilidade compartilhada.
  • Adoção das melhores práticas de radioproteção.
Por que Radioproteção é essencial?
  • Segurança para Todos: Proteger pacientes, profissionais de saúde e a comunidade contra os riscos da radiação.
  • Qualidade no Atendimento: Garantir diagnósticos precisos e tratamentos eficazes através de práticas seguras.
  • Responsabilidade Profissional: Cumprir as normas de radioproteção é um dever ético e profissional.
Calendário de Atividades
Fique atento às datas:

 

De 11 e  12 de julho de 2024.

Todos os vídeos e informes da Semana da Radioproteção na Medicina será veiculado Exclusivamente no Grupo do WhatsApp, para que você possa acessá-los conforme a sua disponibilidade. 

A Inscrição com email é para as futuras emissões dos certificados. 

A radioproteção é uma responsabilidade de todos nós!  

 

De 01 de julho a 31 de agosto de 2024:
  • Envio de inscrições e esclarecimento de dúvidas sobre a campanha de radioproteção na medicina.
  • Links serão disponibilizados exclusivamente no grupo de WhatsApp.
De 01 a 30 de Setembro de 2024
  • Seleção de profissionais e empresas que contribuirão científicamente com o evento. 
De 03 a 31 de outubro
  • Reuniões com especialistas em radioproteção e profissionais da saúde.
De 01 a 31 de Novembro
  • Avaliação dos resultados e criação de ações em radioproteção.
A partir de janeiro de 2025
  • Disponibilização de materiais digitais, guias, infográficos e vídeos informativos.
A Importância do Gerenciamento de Dose
A Radioproteção é a ciência da segurança radiológica.

Distribuição Digital (vamos contribuir com o meio ambiente, não imprima):

E-mails, redes sociais, sites institucionais, eventos e conferências na área da saúde.

 

Comissão Organizadora

EECCS – INOVENSA

Referências Bibliográficas

  1. Mazzoni LN, Damilakis J, Le Guen B, Haghdoost S, Röttger A, Siiskonen T, et al. Support for the “Vancouver call for action to strengthen expertise in radiological protection worldwide”: the position of organisations in formal relations with the International Commission on Radiological Protection (ICRP). Phys Med. 2024;103392. doi: 10.1016/j.ejmp.2024.10339 Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S112017972400187X